O que e o novo corona virus. O que se sabe e não sabe sobre o novo coronavírus

O novo coronavírus: O que é e o que se sabe até agora?

o que e o novo corona virus

O Governo Federal brasileiro adotou diversas ações para o monitoramento e o aprimoramento da capacidade de atuação do país diante do episódio ocorrido na China. Epidemia na China e no mundo Os primeiros registros do novo coronavírus, chamado de Covid-19 pelas autoridades, ocorreram no dia 31 de dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, na China. Os principais sintomas são início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores no corpo, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Nesta quarta-feira 22 , a Secretária Estadual de Saúde de Minas Gerais informou que um da doença está sendo investigado em Belo Horizonte. As duas amostras serão encaminhadas com urgência para o Laboratório Central de Saúde Pública Lacen.

Next

Coronavírus: o que é pandemia e por que a OMS ainda não declarou uma no caso atual

o que e o novo corona virus

É claro que isso pode ser atualizado a qualquer momento. Segundo eles, é tudo muito novo e poucas informações sobre o vírus e a doença estão disponíveis. Para ser considerado um caso suspeito do novo coronavírus, o paciente precisa apresentar sintomas da doença, além de estar enquadrado numa das seguintes situações: ter viajado nos últimos 14 dias antes do início dos sintomas para a cidade de Wuhan, ou tido contato próximo com um caso suspeito ou confirmado. Fora do território Chinês, foram confirmados 37 casos e alguns ainda estão em processo de investigações. Todas as notificações foram recebidas, avaliadas e discutidas, caso a caso, com as autoridades de saúde dos estados e municípios. O vírus parece ser transmitido por via respiratória, através da tosse ou secreções de pessoas infetadas.

Next

Novo coronavírus: o que é, sintomas, tratamento e prevenção

o que e o novo corona virus

Essa recomendação vale até que o quadro todo esteja bem definido. Os sintomas podem envolver coriza, tosse, dor de garganta e febre. É um novo vírus que tem causado doença respiratória pelo agente coronavírus, com casos recentemente registrados na China. Tem como principais sintomas tosse por mais de duas semanas, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço e dor no peito. Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95. Alguns vírus são altamente contagiosos como , enquanto outros são menos. Em 2 de fevereiro, autoridades das Filipinas confirmaram que um homem de nacionalidade chinesa morreu no país vítima de uma grave pneumonia causada pelo novo coronavírus, marcando assim a primeira morte relacionada à doença fora da China.

Next

Coronavírus: o que é pandemia e por que a OMS ainda não declarou uma no caso atual

o que e o novo corona virus

No entanto, nem todos os casos devem ser encaminhados para o Icom, apenas aqueles considerados graves, uma vez que a infecção pelo vírus se apresenta desde a forma subclínica até as formas mais graves. Na oportunidade, recomenda-se cautela para se evitar medidas restritivas e desproporcionais em relação aos riscos para a saúde e trânsito de pessoas, bens e mercadorias. A grande maioria dos infectados se concentra em Wuhan. É importante lembrar que ainda não há vacinas capazes de prevenir a infecção por coronavírus. O diagnóstico do novo coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios aspiração de vias aéreas ou indução de escarro. Afeta principalmente os pulmões, mas pode acometer outros órgãos e sistemas. É necessária a coleta de duas amostras na suspeita do coronavírus.

Next

Coronavírus: o que é pandemia e por que a OMS ainda não declarou uma no caso atual

o que e o novo corona virus

Ainda não está claro com que facilidade o novo coronavírus se espalha de pessoa para pessoa. Como ocorre o contágio e qual é a gravidade do novo coronavírus? O novo coronavírus Covid-19 tem provocado infecções respiratórias que podem ser transmitidas de pessoa para pessoa e foi identificado pela primeira vez em um surto em Wuhan, na China. O pico da doença já foi atingido? Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. Com isso, o Brasil se tornou o primeiro país da América Latina atingido pelo novo coronavírus. Alguns casos ainda podem evoluir para um quadro de infecção do trato respiratório inferior, semelhante a uma pneumonia. No entanto, pouco se sabe sobre quem está em maior risco de sintomas mais graves.

Next

O que é o novo Coronavírus?

o que e o novo corona virus

É necessária a coleta de duas amostras na suspeita do coronavírus. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito. Além da China, que concentra a imensa maioria dos infectados, incluindo os territórios de Hong Kong e Macau, há casos confirmados em mais de 20 países, entre eles França, Estados Unidos, Austrália, Canadá, Alemanha, Rússia, Itália, Inglaterra, Finlândia, Índia, Emirados Árabes Unidos, Taiwan, Tailândia, Japão, Malásia, Cingapura, Coreia do Sul, Nepal, Camboja, Vietnã, Filipinas e Sri Lanka. Por isso, hábitos diários podem ajudar a impedir a propagação de vários vírus, inclusive o novo Coronavírus. Houve também registros de mortes no Irã oito e na Coreia do Sul sete. O sintoma mais característico é o aumento das glândulas salivares. Quase 6 mil médicos de todo o país foram enviados à província de Hubei para reforçar a luta contra o surto.

Next

O que é o novo Coronavírus?

o que e o novo corona virus

Quais são os sintomas do novo coronavírus? Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95. A falta de sintomas na fase inicial dificulta o diagnóstico. No início da doença, não existe diferença quanto aos sinais e sintomas de uma infecção pelo novo coronavírus em comparação com os demais vírus. Como é feito o tratamento do novo coronavírus? Como o surto foi declarado uma , isso pode significar restrições a viagens internacionais, verificações mais rigorosas nas fronteiras e criação de centros de tratamento especiais, além de áreas de quarentena. Importante saber que os coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde meados de 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. É importante observar que a disseminação de pessoa para pessoa pode ocorrer de forma continuada. Alguns tipos conhecidos de coronavírus estão relacionados à doenças respiratórias leves e moderadas, parecidas com um resfriado comum.

Next